O Poder das Ervas Aromáticas

Livro: O Poder das Ervas Aromáticas

 

 

 

 

 

Este livro está disponível na nossa

 

Loja Online

 

Um livro absolutamente indispensável para quem gosta de explorar outras dimensões e perspetivas da Saúde e Bem-Estar Pessoal.

Com Uma Excelente Encadernação em Capa Dura.

 

 

Plantas Que Nos Dão Valor Pessoal

 

Há milhões de anos que se cultivam plantas, não só na busca de remédios naturais, mas também por incluir nas dietas suplementares nutritivas provenientes de plantas silvestres. A colheita indiscriminada de plantas silvestres tem os seus perigos, muitos autores alertam e recordam que a “experiência mostra quantos erros fatais foram cometidos por aqueles que tomaram uma planta por outra, cujos terríveis efeitos foram muitas vezes a morte súbita e a causa de acidentes mortais…”. A melhor maneira de evitar “acidentes mortais” é cultivar as plantas para as saladas no jardim, onde a sua identificação é conhecida.

As “ervas”, cobiçadas pelo Homem desde os primórdios da civilização são responsáveis por trazer o sabor, o aroma e a possibilidade de conservação de alguns alimentos. É impossível imaginar uma cozinha, por mais pequena que seja, sem algumas ervas ou raízes in natura ou desidratadas. Elas fazem parte daquele tempero especial do qual cozinheiros de todos os padrões se orgulham. Alguns alimentos têm o seu gosto e aroma directamente associados a uma “erva”, como no caso da cozinha italiana, a pizza que sem orégão ou manjericão perde a personalidade. É também difícil imaginar pratos de origem árabe sem hortelã. Com essas especiarias à mão, adicionadas à criatividade de alguns chefes, nascem maravilhas de gastronomia nas cozinhas do mundo ocidental e oriental.

Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares

A expressão “plantas aromáticas, medicinais e condimentares”, é utilizada indistintamente, como forma de designar um grupo de plantas que se distinguem pelos seus fins e características.

Contudo, existem plantas com características exclusivamente medicinais, apesar de haver outras espécies que integram os três grupos.

Plantas Medicinais

São espécies vegetais que elaboram num ou em vários órgãos metabólicos secundários, princípios activos capazes de alterar funções fisiológicas do organismo humano ou animal; são aquelas que têm as suas propriedades farmacológicas reconhecidas na farmacopeia.

Plantas Aromáticas

Todas aquelas espécies de plantas medicinais cujos princípios activos são constituídos, total ou maioritariamente, por essências (óleos essenciais de natureza volátil). Plantas condimentares ou especiarias São plantas ricas em essências, sendo um subproduto das plantas aromáticas, e que, devido às suas características organolépticas e propriedades conservantes o Homem utiliza na alimentação.