O Que Acontece Na Psicoterapia

O que Acontece em Psicoterapia?

Disponível na nossa Loja Online

O processo de terapia varia e depende muito da orientação do Terapeuta. Também difere para cada cliente individualmente. Depende naturalmente da situação particular naquele momento da Vida do Cliente, bem como de aspetos particulares da Personalidade e  Temperamento do cliente. Porém, há alguns aspetos comuns de Terapia que é provável que experimente quando inicia uma relação terapêutica.

A sua primeira sessão com um terapeuta deve ser uma sessão de consulta. Esta sessão não o compromete a trabalhar com esse terapeuta. Esta sessão deve ajudar a descobrir se a psicoterapia lhe será útil. Além disso, é nesta consulta que pode decidir se é este o Terapeuta que lhe pode ser útil na resolução do seu problema.

Durante esta sessão, pode querer discutir com o terapeuta qualquer assunto, que lhe seja particularmente importante. Se as visões do seu terapeuta são muito diferentes das suas, provavelmente, poderá querer encontrar um terapeuta mais sintonizado consigo.

Esta primeira sessão é um tempo para decidir se se sentirá confortável, confiante, e motivado a trabalhar com esse terapeuta em particular. Também é muito importante sentir que pode confiar e respeitar o seu terapeuta. Deve sentir que o seu terapeuta entende perfeitamente a sua situação. Este também é o tempo para o terapeuta decidir se ele é um bom ponto de partida para si.

 

Pode ás vezes acontecer, que um Terapeuta o encaminhe para outro colega que trabalhe melhor o seu caso.

Depois de decidir se quer trabalhar com um terapeuta em particular, as próximas sessões serão normalmente para falar sobre o que @ trouxe à Terapia. Isto é a fase de avaliação. Geralmente, durante este tempo, o seu Terapeuta far-lhe-á perguntas específicas acerca das suas preocupações ou problemas que causam a sua angústia. Ser-lhe-á perguntado quando e onde é que elas acontecem.

A avaliação também pode ser feita mais formalmente com questionários ou testes. Um terapeuta pode usar uma variedade de métodos durante a fase de avaliação. Normalmente são utilizadas avaliações iniciais para a Terapia poder iniciar-se. Um bom terapeuta continuará a avaliar os problemas de um cliente ao longo de Terapia e mudar a sua direção se necessário.

 

Após esta fase inicial o resto de Terapia tem como objetivo ajudar as pessoas a ganharem uma nova perceção ou entendimento, que as ajude a resolver os seus problemas. Pode ajudá-las a alterar as emoções, os pensamentos e os comportamentos que querem ver alterados.

O processo terapêutico centra-se nos objetivos que levaram as pessoas à Terapia. Como estes resultados são obtidos, depende muito da orientação do terapeuta que o ajuda.

Alguns terapeutas podem ser mais ativos durante a terapia, em vez de estarem só a falar com as pessoas sobre os seus problemas específicos. Estas atividades podem incluir coisas como dramatizações de papéis da vida diária, ou a execução de tarefas em casa. Estas atividades permitem a prática de algumas das aptidões aprendidas na Terapia.

A prática pode então ser feita em sessão e em casa. Estas aptidões podem ser exercícios de relaxamento ou métodos de comunicação.

 

Os terapeutas também diferem fortemente na forma como determinam que a Terapia evolua. Alguns terapeutas podem ter um papel mais diretivo, na medida em que eles é que dirigem a sua Terapia. Outros, deixam que sejam os seus clientes a determinar o curso da terapia.

A duração da terapia variará e dependerá da orientação do Terapeuta bem como do plano de tratamento específico utilizado. Algumas terapias são relativamente curtas. Outras requerem um compromisso de tempo mais longo. Cada sessão de Terapia normalmente dura aproximadamente uma hora. Geralmente, é feita uma consulta semanal. Porém, os horários da Terapia são raramente rígidos.

O horário pode ser mudado para ajustar as necessidades, quer do cliente, quer do Terapeuta. É importante perguntar pela duração e frequência de Terapia.

Alguns terapeutas usam outros tipos de tratamento para além de conversar em contexto de Terapia. Estes tratamentos podem incluir atividades fora do Consultório, outras terapias biomédicas, ou tratamentos de saúde físicos. Eles também podem usar grupos de apoio.

Depois de um período de tempo, pode haver um acordo sobre se aquela Terapia teve êxito ou ajudou a pessoa a alcançar as suas metas. Isto acontece quando a terapia deixa de ser necessária. Mesmo depois de terminada a Terapia, alguns terapeutas podem pedir que a pessoa volte vários meses depois para visitas de seguimento, de modo a conferir como estão a correr as coisas.

Se entretanto, surgiram problemas novos ou ainda se sente que aqueles problemas do passado não estão melhores, a pessoa pode optar por voltar à a terapia. Pode optar por ver o mesmo Terapeuta ou um Terapeuta novo.

Uma coisa importante que deve ser tida em conta, é que nem todos os tipos de Terapia resultam automaticamente para todas as pessoas. Devem sempre considerar-se outros tratamentos quando uma Terapia em particular não está a resultar.

Agora que tem uma informação mais detalhada do que pode esperar de uma relação psicoterapêutica, dê o próximo passo em:

 

www.valorpessoal.pt/consultas-de-psicologia-online