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Avaliação do Auto Conceito Crianças e Jovens PH

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Este é um excelente instrumento para a avaliação do autoconceito para crianças e adolescentes.

Permite à criança/adolescente identificar dimensões importantes do seu Desenvolvimento como:  o Aspeto Físico, a Inteligência, a Popularidade, a Satisfação com a Vida, os Comportamentos e a Ansiedade.

Pode ser facilmente respondido pel@ própri@, ou com a ajuda de uma pessoa adulta.

Aferido para a população portuguesa.

Após a devolução do inventário, @ utente recebe um relatório com a pontuação obtida em cada uma das dimensões avaliadas.

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A interpretação dos resultados e o relatório enviado são assinados por um Psicólogo especializado em Avaliação Psicológica e inscrito na Ordem dos Psicólogos. São garantidos todos os deveres de sigilo e confidencialidade

 

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Descrição

O Autoconceito em Crianças e Jovens

O autoconceito pode referir-se à própria pessoa como um todo, às suas aptidões ou às suas características particulares (Festinger, 1954), uma vez que o conceito de si mesmo é uma expressão para designar um conjunto amplo de representações mentais que incluem imagens e julgamentos, além do conceito de que o indivíduo tem acerca de si mesmo, e que engloba seus diferentes aspectos corporais, psicológicos sociais e morais (Epstein, 1981).

Além disso, existem quatro componentes que ajudam a constituir o autoconceito, designadamente:

  1. a) O modo como as outras pessoas observam o indivíduo, que vai provocar um fenómeno denominado de espelho, que se caracteriza pelo facto dos indivíduos tenderem a observar-se da mesma forma que os outros o percecionam;
  2. b) A consciência que o indivíduo tem acerca do seu desempenho em diferentes situações;
  3. c) A comparação entre o comportamento do indivíduo com o dos seus pares sociais;
  4. d) A avaliação do comportamento específico relativamente aos valores de grupos normativos (Serra, 1988).

A análise do autoconceito adota uma utilidade pessoal e específica, uma vez que cada um de nós constrói representações acerca de si próprio. As autorrepresentações do sujeito permitem comandar o comportamento, pois proporcionam-lhe um misto de expetativas em relação ao seu próprio desempenho (Harter, 1999).

Possibilitam, ainda, demarcar os objetivos que os indivíduos se propõem atingir, aspeto que assume particular relevância durante a infância e a adolescência (Harter, 1999). Desta forma, compreendemos a importância da adolescência para a afirmação/consolidação do autoconceito.

Também, podemos afirmar que as representações que construímos acerca de nós próprios permitem interpretar e dar significado às experiências quotidianas, possibilitando a manutenção de uma imagem coerente de nós próprios (Harter, 1999; Hattie, 1992; Oosterwegel & Oppenheimer, 1993; Osborne, 1996).

 

 

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Em caso de litígio, o Consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RALC).

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Contactos:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Campus de Campolide

1099 – 032 Lisboa

tel: 213 847 484 das das 15.00h às 17.00h / 91 922 55 40

Fax: 213 845 201

E-mail: cniacc@unl.pt

Website: http://www.arbitragemdeconsumo.org

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