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Inventário de Personalidade Crianças e Adolescentes QP

20.00

Um excelente instrumento para a avaliação da estrutura de Personalidade de crianças e jovens.

Permite a identificação de 4 dimensões importantes no desenvolvimento da criança/adolescente, como: a Estrutura Emocional, a propensão para Comportamentos Anti-Sociais, a propensão para a Mentira e a capacidade para se integrar socialmente (Extroversão).

Extremamente útil para se obter um primeiro perfil psicológico.

Fundamental para definir estratégias de intervenção que possibilitem o desenvolvimento de uma estrutura de Personalidade mais equilibrada e ajustada.

Pode ser facilmente respondido pel@ própri@, ou com a ajuda de uma pessoa adulta. Aferido para a população portuguesa.

Após a devolução do inventário, @ utente recebe um relatório com a pontuação obtida em cada uma das dimensões avaliadas.

Após a devolução do inventário, @ utente recebe um relatório com a pontuação obtida em cada uma das dimensões avaliadas.

A interpretação dos resultados e o relatório enviado são assinados por um Psicólogo especializado em Avaliação Psicológica e inscrito na Ordem dos Psicólogos. São garantidos todos os deveres de sigilo e confidencialidade

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Descrição

Sobre Este Inventário

Este instrumento avalia as três dimensões/fatores fundamentais da personalidade – o Psicoticismo, a Extroversão e o Neuroticismo – e contém uma escala de Mentira/Desejabilidade Social – a escala L (Lie).

O fator N avalia, num continuum, a personalidade neurótica – que engloba os traços de emotividade, ansiedade, depressão, hiper-preocupação, irritabilidade fácil, sentimentos de culpa, baixa autoestima, entre outros – e a personalidade estável – caracterizada pelos traços opostos de serenidade, controlo, boa disposição, entre outros.

O fator E avalia, num continuum, a personalidade extrovertida – que abrange os traços de sociabilidade, vivacidade, atividade, assertividade, dominância, espontaneidade, espírito de aventura, otimismo, entre outros – e a personalidade introvertida – caracterizada pelos traços opostos de introspeção, inibição, baixa sociabilidade, cautela, pessimismo, entre outros.

O fator P avalia, num continuum entre a normalidade e a psicopatologia, os sujeitos que são criativos, egocêntricos, pouco empáticos, desconfiados, rígidos, desajustados, impulsivos, hostis e agressivos, entre outros traços.

A escala L é uma medida de desejabilidade social; ou seja, pretende avaliar a tendência dos sujeitos para atribuir a si próprios atitudes/comportamentos com valores socialmente desejáveis e para rejeitar em si mesmos a presença de atitudes/comportamentos com valores socialmente indesejáveis.

Em situação de avaliação, estes sujeitos também podem apresentar comportamentos de dissimulação e de defensividade (“fake good”). Esta “distorção”, que pode ocorrer ou não de forma consciente, constitui um fator importante a considerar no enviesamento das respostas.

Nas quatro escalas avaliadas (P, E, N, L), a correção das respostas é efetuada mediante uma chave de cotação. As escalas são independentes entre si (seguindo o princípio da ortogonalidade) e, por isso, a pontuação obtida em cada escala é independente das restantes (este questionário não possui um nota global)

A avaliação da personalidade proporcionada por este instrumento resulta da descrição das características emocionais e comportamentais (relacionadas com o carácter, o temperamento e os aspetos intelectuais e físicos) do sujeito, em função das dimensões P, E, N (fatores de segunda-ordem ou superfatores), que são integradas num sistema compreensivo de análise dos traços (fatores de primeira-ordem ou fatores primários).

A avaliação da escala L, como uma medida de Mentira/Desejabilidade Social, constitui um elemento essencial na apreciação da personalidade do sujeito e do seu nível de sinceridade a responder ao questionário (escala de validade).

 

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Em caso de litígio, o Consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RALC).

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Contactos:

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Campus de Campolide

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tel: 213 847 484 das das 15.00h às 17.00h / 91 922 55 40

Fax: 213 845 201

E-mail: cniacc@unl.pt

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